Liderança nas empresas - Como falar com o chefe machista 

Assistência materna para empresas

Outro dia, apresentei minha empresa para um amigo com quem já trabalhei. Ele é casado e não tem filhos. Ele trabalha em uma empresa sólida, possui uma posição de liderança e tem várias colaboradoras (mulheres) abaixo dele. Acredito que esta situação seja muito comum em empresas de pequeno a grande porte.

Para você entender o rumo da nossa conversa, preciso explicar um pouco sobre a Cy Assist. Trabalho com assistência materna para empresas. E meu maior objetivo é deixar o ambiente de trabalho saudável para a empresa e para as colaboradoras. Vivêncio e escuto muitos casos de liderança abusiva e relação tóxica no trabalho, como também exemplos de empresas que estão anos luz no quesito liderança inclusiva.

Embora este meu amigo tivesse se aproximado do universo da maternidade durante a pandemia do Coronavírus, ao final da nossa conversa, ele se mostrou chocado com alguns relatos apresentados.

É possível separar a vida profissional da vida pessoal dentro da empresa?

Sim, é possível. Mas não indicaria. O home office vivido por muitos profissionais durante a pandemia dificultou esta separação. Quem não estava presente em um call quando um filho da colega de trabalho apareceu querendo colo ou escutou um berro ao fundo “mãe, acabei. Vem me limpar”. 

Hoje, as empresas estão mais conscientes das rotinas diárias dos seus colaboradores, e muitas entendem e apoiam soluções para otimizar o tempo de trabalho. 

Separar a vida profissional da vida pessoal (rotina) pode trazer impactos negativos para a empresa e para sua carreira. Por isso, tenha sempre um diálogo aberto com seu gestor e sua equipe.

Como lidar com o machismo no ambiente de trabalho

O machismo no trabalho é um assunto que deve ser debatido nos dias de hoje, pois ele está presente em diversas situações, explícito ou velado, e afeta muitas áreas da vida das mulheres. A minha ideia não é entrar a fundo neste tema, mas falar sobre o olhar do outro em relação a nossas vidas

Nas lives promovidas pela Cy Assist no Instagram e Youtube me chamou a atenção a quantidade de vezes que esta pergunta apareceu: Como falar para o chefe machista que eu não posso fazer algo?

A resposta é simples: conversando. Ainda que não seja fácil, o diálogo é a melhor saída. Nós, mulheres, precisamos expor quem somos, o que faz parte da nossa rotina, nossas necessidades e desejos. E assim, deixar claro para o outro até onde estamos disponíveis ou não. 

Para refletir:

Quando foi a última vez que você disse para o seu chefe que seu filho está doente e que você não está com cabeça para reuniões?

Quando foi a última vez que você avisou o seu chefe que precisava sair no horário para pegar seu filho na escola?

5 atitudes machistas no trabalho

1. Interromper a fala – ou manterrupting;

2. Explicar coisas óbvias – ou mansplaining;

3. Repetir as ideias expostas de outra forma;

4. Roubar idéias (e créditos);

5. Fazer piadas sobre TPM e condições estritamente femininas.

Liderança pautada no diálogo - Você conhece o seu chefe fora da empresa?

Todo mundo traz na sua bagagem histórias e vivências que norteiam as atitudes de hoje. O que quero levantar aqui é que talvez o seu chefe não seja uma pessoa machista, ele apenas segue o fluxo e replica comportamentos. É falta de conhecimento. Se você não dialogar expondo os seus limites, ele nunca saberá e seguirá com as mesmas atitudes.

Por isso, não tenha medo, fale. Sei que às vezes nada vai acontecer e ele pode continuar fazendo as mesmas coisas. Neste caso, talvez seja o momento de perceber que essa não é a empresa ou a área ideal para você trabalhar.

Nossa dica: começar a buscar outras alternativas que possam conciliar todas as áreas da sua vida!

Assistência materna para empresas - Conheça a Cy Assist 

A Cy é uma assistência que oferece aos parceiros uma solução digital humanizada para a mulher, colaboradora ou cliente, durante a maternidade. Conheça os benefícios da assistência materna para empresas de pequeno, médio e grande porte:

  • Rentabilização com a venda do produto

  • Atração de clientes 

  • Aumento do LTV do produto principal 

  • Retenção de clientes

  • Diminuição do churn de outros serviços financeiros

  • Ativação de clientes em potencial 

Nossos Produtos: 

Assistência Materna - Plano de Assinatura Mensal para incrementar a rentabilidade do seu negócio.

Maternecy - Sua empresa se fazendo presente quando a mulher mais precisa.

Anterior
Anterior

Gravidez no escritório - Produtividade feminina durante a gestação

Próximo
Próximo

Parentalidade nas empresas: Como apoiar os colaboradores que têm filhos e suas famílias