Como conquistar o público feminino e aumentar as vendas da sua empresa
Os dados abaixo por si só já são expressivos, e soma-se a isso um relatório publicado em 2012 pela Booz & Company, que ressalta que nos próximos anos, um milhão de mulheres devem entrar no mercado de trabalho, e que até agora, esse fato recebeu pouca atenção das empresas.
As mulheres são:
51% do total da população;
54% daquelas que tem idade para trabalhar, trabalham fora de casa;
61% dos lares possuem elas como decisórias das compras;
63% delas escolhem marcas usadas pelas amigas;
94% encontram dificuldade em conciliar a carreira e a maternidade.
"As mulheres representam a maior oportunidade econômica e serão fonte de crescimento econômico pela próxima década”, diz o estudo da J. Walter Thompson.
Mas como fidelizar e vender para o público feminino em um mercado com tantas ofertas diferentes chegando a todo momento?
Como conquistar o público feminino
Para fidelizar uma pessoa do sexo feminino, a marca precisa oferecer um atendimento incrível. As mulheres importam mais com a qualidade do atendimento do que com o tempo, e isso quer dizer contato olho no olho.
#dica: Para ter sucesso na venda crie uma relação de confiança.
O uso da tecnologia não é descartado, mas a humanização é esperada no relacionamento com as marcas. Há uma preocupação muito forte em relação ao uso mais inteligente das telas, evitando o excesso de horas em conexão.
Humanização no atendimento importa
A humanização, para a mulher, é tão importante que ela traz essa característica desde muito cedo. Em uma pesquisa de Simon Baron-Cohen ele cita a frase “garotas olham para rostos, enquanto garotos olham para objetos”.
O estudo, feito com bebês, mostra que as meninas estão mais propensas a entender o tom de voz e a expressão de uma pessoa que fala com elas, enquanto os meninos concentram-se em movimento e outros estímulos.
A experiência também é algo que conta para as mulheres. Enquanto elas utilizam as compras como forma de se entreter, às vezes essa experiência pode ficar cara, já que elas costumam adquirir mais produtos de uma só vez.
As mulheres que decidem
O poder de decisão está nas mãos das mulheres nas seguintes categorias de produtos:
cuidados pessoais (86% dos domicílios),
nos produtos para casa (83%) e
alimentos (82%).
Elas também aparecem como as principais tomadoras de decisão em recreação e entretenimento (50%), viagens (47%) e eletrônicos (47%).
Entre as categorias estudadas, a única em que as mulheres não aparecem como as principais tomadoras de decisão é em "grandes compras" – aí a decisão tomada em conjunto pelo homem e pela mulher em 44% dos lares – no restante, a decisão é da mulher em 41% das casas e dos homens em apenas 11%.
Abrace o público feminino
Por esses motivos, é interessante para as empresas desenvolverem produtos e serviços voltados exclusivamente para as mulheres. Se conectar com o universo feminino é muito mais do que ter as mulheres como clientes. É conquistá-las e aproveitar o networking gerada por elas. 63% das mulheres entre 12 e 34 anos disseram escolher as marcas indicadas e usadas pelas amigas
Tendência de consumo para 2023
Abaixo, 4 características importantes referentes ao comportamento de consumo para este ano, sem distinção por sexo:
Eco-Econômicos;
Aqui e Agora;
Ascensão Feminina;
Equilíbrio.
Tendência de consumo - Eco-Econômicos
Os padrões de consumo são menos de aquisição e mais de redução, o que impacta positivamente o planeta.
Um exemplo: 43% dos consumidores reduziram o consumo de energia no ano passado.
Tendência de consumo - Aqui e Agora
Soluções flexíveis expandem o poder de compra e aliviam as pressões de custo para ajudar os consumidores a gastar com felicidade. No curto-prazo, “alegria” é um motivador de compra.
Tendência de consumo - Ascensão Feminina
Os consumidores se recusam a permanecer em silêncio sobre a desigualdade de gênero. Representação justa, equidade e inclusão estão na vanguarda das decisões de compra das mulheres.
Tendência de consumo - Equilíbrio
A fadiga está se instalando à medida que os consumidores navegam em tempos caóticos e erráticos, eles estão colocando as necessidades pessoais acima de tudo. 53% dos consumidores estabeleceram um limite restrito entre vida profissional (ou escolar) e pessoal em 2022.
Dessa maneira, pensar em um produto feito exclusivamente para o público feminino, embora seja nichado, pode trazer inúmeros benefícios para sua empresa. Conquistar a confiança da mulher pode resultar em compras, inclusive, de produtos para o homem e para a família.
Conecte-se ao universo feminino com a Cy Assist
A assistência materna da Cy Assist é voltada para gestantes e mães de crianças até 7 anos. O atendimento utiliza de inteligência artificial, mas é todo pautado na humanização de mães que se aprofundaram no assunto e já passaram por determinada situação. Quando a inteligência artificial não conseguiu atendê-la, uma mãe estará sempre a postos proporcionando uma experiência única de acolhimento.